Correio Popular Notícia



Ji-Paraná
Aos 38 anos, entre as melhores do Brasil

Data da notícia: 2015-11-20 19:25:04
Foto:

Ji-Paraná chega ao seu 38º aniversário comemorando sua história e consolidada como a segunda maior cidade rondoniense. Muito dessa posição se deve aos investimentos em saúde, educação e, principalmente, infraestrutura, que aportaram no município nos últimos dez anos, fruto de investimentos dos governos municipal, estadual e federal, que resultaram em mais de 300 obras estruturantes de pequeno, médio e grande portes, que melhoraram a vida de seus mais de 120 mil habitantes.

Em 2010, a revista Veja relacionou o município entre as 233 cidades brasileiras que aspiram ao título de ?metrópoles do futuro?, que possuem população com mais 100 mil e menos de 500 mil habitantes. E não foi por acaso. Desde 2005, os indicadores que atestam o desenvolvimento ji-paranaense ascenderam, com elevação dos números que aferem os índices de Desenvolvimento Humano, o IDH, e do Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, para ficar apenas nos mais representativos.

Em sua edição especial de setembro de 2015, a Revista IstoÉ publicou um abrangente levantamento do nível de desenvolvimento socioeconômico dos 5.565 municípios brasileiros. O ?Ranking das Melhores Cidades Brasileiras? mostra uma radiografia das administrações públicas municipais em todo o Brasil. O estudo, em parceria com o Instituto Austin Rating, avaliou quatro grupos de indicadores: sociais, econômicos, fiscais e digitais/tecnológicos para mapear onde estão as melhores práticas de gestões administrativas entre as cidades brasileiras.

Neste ranking, Ji-Paraná é classificado como município de médio porte e aparece entre as 50 melhores cidades do Brasil em três dos indicadores avaliados pela revista: indicadores econômicos, na 32ª posição; indicadores qualidade de vida, na 39ª posição; indicadores de mercado de trabalho, na 34ª posição. Tanto a Veja quanto a IstoÉ, em suas pesquisas, atestam que Ji-Paraná cresceu e se modernizou.

Colocações que atestam o grau de satisfação da população com a administração pública, mas que também elevam a responsabilidade de seus gestores. Os investimentos públicos impulsionaram iniciativas empresariais que ajudam o município crescer a uma média de 4% ao ano. Um crescimento que veio acompanhado de mais responsabilidades para seus administradores. Em 2004, a quantidade bairros não chegava a três dezenas. Em 2015, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento, o município conta com 62 bairros, dez novos empreendimentos imobiliários somente nos últimos três anos. Agora, os loteamentos estão obrigados a instalar redes de abastecimento de água, energia elétrica, drenagem pluvial e pavimentação das ruas utilizando asfalto ou blocos de concreto.

Nos últimos anos, a agência da Caixa Econômica Federal financiou a construção, reforma e compra de mais de três mil imóveis na cidade, sem contar com as centenas de novas construções particulares erguidas a cada ano. Por outro lado, a Prefeitura de Ji-Paraná, em várias administrações, regularizou a maior parte dos imóveis da cidade. Esse resultado, deve-se à política de acesso do cidadão aos títulos das propriedades. Uma iniciativa que tornou os moradores e empresas, oficialmente, donos de seus terrenos, deixando-os aptos às transferências e financiamentos.

A elevação dos índices de qualidade de vida e renda também veio acompanhada de uma série de obras de infraestrutura e investimentos constantes nos setores da saúde, educação, lazer, cultura, que proporcionaram ao cidadão acesso os serviços básicos prioritários. Se os números do município revelam acertos nas decisões públicas, eles também apontam na direção de que é preciso seguir avançando para que Ji-Paraná continue mantendo sua posição de segunda maior cidade rondoniense e uma das mais representativas da região Norte. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1349 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.